quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

"O COMPLEXO DE VIRA-LATAS"

Nelson Rodrigues

“O Complexo de Vira-Latas” foi uma expressão criada pelo dramaturgo Nelson Rodrigues (foto) em sua coluna semanal “personagem da Semana” na antiga Revista “O Cruzeiro”. A origem da expressão remete ao sentimento de frustração do povo brasileiro após a derrota para o Uruguai, por 2x1, no Maracanã, na final da Copa do Mundo de 1950.

O povo brasileiro ficou muito abalado, afetando diretamente o seu complexo de inferioridade, o que Nelson Rodrigues chama de “Complexo de Vira-Latas”, lembrando a aquela raça de cachorro de rua que não tem pedigree, não tem dono, não tem destino e depende da comida que encontra nas latas de lixo que revira.

É uma afirmação ousada, mas que tudo tem a ver com a história do povo brasileiro, fruto da miscigenação, tão criticada por intelectuais nacionais e estrangeiros do inicio do século passado. Até a tentativa de se estabelecer um programa em longo prazo de “branqueamento da população brasileira”, sugerida por Arthur Gobbineau a D. Pedro II, ideia essa que o nosso imperador quase comprou.

Mas o “Complexo de Vira-Latas” não é uma simples expressão de alguém esperançoso de que o Brasil pudesse dar a volta por cima na próxima copa, no caso a de 1958, tão brilhantemente vencida pela nossa seleção. Nelson Rodrigues enxergava longe... Tanto o passado como o presente e o futuro. Sim, um profeta.

Gobineau errou em sua previsão de que em 2030 a população brasileira seria totalmente branca. Hoje a miscigenação gerou uma brasilidade racial nacional maravilhosa que está longe, muito longe de ser alterada.

Nelson Rodrigues não. Ele viu o que o complexo de inferioridade extrapola o âmbito do futebol. Esse complexo está presente hoje, em pleno sécul0 XXI. A derrota para Alemanha na copa de 2014 foi mais acachapante e vexatória e nem mexeu tanto com autoestima do brasileiro. O que esta impactando mesmo é a incapacidade de reação do povo diante das perspectivas negativas que se lhe apresentam diante da realidade social, econômica e política na atualidade.

Índices educacionais baixos... Qualidade de escrita e leitura abaixo da crítica (Que o digam os textos de MBAs)... Fluência duvidosa em inglês...

As previsões são sombrias. Desemprego aumentando... Milhões serão atirados para abaixo da linha da pobreza... Corrupção sem fim... Impunidade... Violência... Drogas lícitas e ilícitas... Consumismo Desgoverno... Deseducação... Comprometimento da saúde, da infraestrutura, do meio ambiente, inflação no supermercado altíssima e oficialmente baixíssima (puro engodo). E a população, estática, paralisada, anestesiada, desorientada... Massificada pelos meios de comunicação, que são instrumentos de dominação dos donos do poder.

É o Complexo de Vira-Latas presente... Quem está por baixo projeta-se em quem está por cima. Daí a presença dos ídolos (falsos deuses). Daí a mídia fazendo do catastrofismo um meio manipular e anestesiar ainda mais e reforçar a baixa autoestima e reforçando, sim, o “Complexo de Vira-Latas” do sofrido povo brasileiro.


Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário