quarta-feira, 13 de julho de 2016

SE PUDÉSSEMOS ANTEVER O FUTURO...


Será que a vida presente teria graça? Por outro lado, será algumas tragédias poderiam ser evitadas?

O futuro pode ser planejado, mas jamais saberemos se de fato o que foi planejado vai acontecer. Sim, acontecerá quando o futuro se transformar em presente.

É polêmica a afirmação de Renato Russo quando diz que “...de fato, o amanhã não existe”.

A História da Humanidade registra que as civilizações cujas culturas não compreendiam ou não consideravam a vida futura, eram civilizações infelizes, preocupadas apenas com o momento presente, sem dar muita importância aos valores humanos e principalmente éticos. Claro que são aspectos compreensíveis dentro da perspectiva histórica. A História não julga, apenas compreende.

Mas, respondendo as provocações iniciais, se pudéssemos, de fato, antever, o que vai acontecer no instante seguinte, no dia seguinte, na semana seguinte, enfim, no futuro imediato ou no futuro distante, a vida presente não teria graça nem sentido. É no presente que a vida acontece... é no presente que se trabalha o futuro. O futuro só tem sentido se pensado e trabalhado no “ict nunc”, isto é, no “aqui e agora”.

Sim, muitas coisas poderiam ser mudadas, tragédias evitadas e rumos errados corrigidos. Mas a “Sabedoria Divina”, grande mentora dos processos naturais, não nos permitiu essa possibilidade, transferindo-a para o campo das especulações.

O futuro pode ser especulado, pensado, até com uma limitada dose de certeza. Quem no presente fuma muito, pode esperar complicações em sua saúde no futuro. Quem vive de forma tresloucada está no grupo de risco de acidentes e contaminações. Quem decide pela droga terá como destino a morte antecipada por overdose, ou apodrecer no fundo de uma prisão ou de um quarto de hospício.

Quem estudou muito poderá ter mais oportunidades de sucesso do que aquele que pouco ou nada estudou. Quem é viciado em sexo, se não se cuidar poderá adquirir uma doença venérea ou uma gravidez indesejada.

E outros tantos exemplos estão aí para serem elencados... O futuro, portanto, existe no presente... É no presente deve ser preparado e buscado.

Mais uma vez vem à tona a verdade absoluta de cada ser humano, que é, definitivamente, um universo em particular, com suas realidades emocionais, afetivas, sociais, históricas, econômicas, religiosas e filosóficas. O autoconhecimento é essencial. O futuro de cada um está fundamentado nessas realidades, o que faz do futuro uma possibilidade, não uma realidade concreta.



Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário