terça-feira, 4 de abril de 2017

O AMANHECER E AS LÁGRIMAS DA INCERTEZA

O amanhecer é sempre lindo, ainda que em tempos de céu nublado. O sol é fiel, pois mesmo estando fechado o tempo, temos ter a certeza absoluta que ele lá está. É algo semelhante ao amigo verdadeiro. 

É muito gratificante, por exemplo, alguém em viagem, após uma noite de descanso e de recuperação dos desgastes inerentes à viagem, abrir a janela do hotel e contemplar a paisagem, que logo em seguida será visitada, tornando a viagem realmente inesquecível. Assim acontece com os viajantes com destino às praias, às montanhas, aos sítios históricos.

O amanhecer é maravilhoso quando se tem um Deus para agradecer (pois tem gente que não aceita Deus), tem um amor para viver, tem um objetivo para buscar, tem um horizonte para caminhar em direção a ele.

O amanhecer é especial, muito especial, para quem vive situações de incertezas, de dor e de sofrimento. É especial por que não deixa de ser regado de lágrimas.

Lágrimas da incerteza para quem espera um diagnóstico de câncer, por exemplo. Este câncer evolui lentamente, corroendo-lhe principalmente o ânimo de luta. A cada amanhecer a perspectiva de luta intensa que lhe escapa do controle.

Lágrimas da incerteza para quem perdeu o emprego. Ao ouvir as notícias da manhã, elas estão carregadas de pessimismo, pois a crise se agrava cada vez mais. Isso dói e dói muito.

Lágrimas da incerteza para uma mãe que pouco ou nada tem para comer e pensa nos filhos. Ainda bem que o filho caçula lhe suga o peito. Mas até quando?

Lágrimas da incerteza para quem está à espera do inicio de um tratamento médico pelo Sistema Único de Saúde. Mas a chamada não vem, como não veio ontem e não virá amanhã...

Lágrimas da incerteza de uma esposa vilipendiada desde sempre pelo marido violento e machista. Ela sem a coragem suficiente para denunciar os mal tratos, tem sua rotina transformada em continuado martírio.

Lágrimas da incerteza de uma criança vitimizada por pais, padrastos, irmãos, meio-irmãos, tios... Dia após dia... Dor após dor... Amanhecer após amanhecer... Anoitecer após anoitecer... Lágrimas após lágrimas...

Lágrimas da incerteza para os sofredores anônimos, envergonhados, que não se manifestam e preferem o silêncio à execração pública, a comparação com os verdadeiros vagabundos que vivem da caridade alheia. É a pobreza envergonhada.

Sim, o amanhecer é lindo, simbólico, místico... Mas, o amanhecer não muda a realidade das pessoas. Os otimistas continuarão otimistas e cada vez mais românticos... As redes sociais mostram isso. Os pessimistas permanecerão pessimistas. Estes terão de lutar muito para reverter seus quadros, antes que as lágrimas, lágrimas, se transformem em lágrimas de sangue...



Imagem: Google

Um comentário: