domingo, 12 de junho de 2016

INFLUENCERS


Influencers ou influenciadores são pessoas que se destacam no mundo da moda, do marketing ou da tecnologia da informação. São pessoas criativas, porque creiam muito, têm ideias novas a todo instante... São pessoas proativas, isto é, não esperam acontecer, pelo contrário, fazem acontecer... São pessoas que estão além do seu tempo, muito além... Suas qualidades básicas são a simpatia, pois são agradáveis, acolhedoras, humildes, apesar do elevado grau de inteligência. Importante: não são arrogantes... Com elas tudo acontece naturalmente.

Pessoas assim são referências, são modelos de vida e são essenciais no mundo em que vive, nas atividades que desenvolvem.

Agora esse conceito se amplia. A revista VOCES/A, neste mês trouxe uma matéria / reportagem (de capa) a respeito do “Networking” com o título “Os Reis do Networking”, e nela aparece a expressão “influencers” como indicativo de pessoas que graças as suas qualidades comunicativas atinge um alto grau de relacionamento a ponto de, através das redes sociais obterem milhares e milhares de seguidores. São pessoas referências... E necessárias!

Então a gente fica pensando nessas pessoas, nesse movimento, nessas qualidades. E imediatamente surge uma espécie de comparação... Comparação com o mundo que nos cerca e tenta descobrir onde estão os “influencers” do nosso relacionamento? Pessoas que são nossas referências, pessoas, que segundo Thomas C. Hunter, autor de “o Monge e o Executivo”, pessoas que nos fazem “atravessar paredes por elas?

Não redes vezes construímos redes de relacionamentos pobres. Muitas vezes, também, somos tos que tornamos pobre nossa rede de relacionamento.

Novamente a tecla da arrogância, do autoritarismo, da centralização, dos “pombos” (aqueles que estufam o peito, dizendo saber de tudo, mas só têm informação e nada de  formação). E será nós não somos assim?

É um grande desafio descer do pedestal da arrogância e trilhar o caminho da humildade. Como Sócrates ensinava: “Só sei que nada sei”. O aprendizado precisa ser constante. E só busca o aprendizado que tem a humildade suficiente para assumir a necessidade de aprender sempre... E de ser acolhedor... E de saber ouvir... E de saber dar importância do outro... E de reconhecer no outro a possibilidade de aprender com ele algo mais...

Os “influencers” naturalmente não querem ser assim. Assim o são naturalmente, como reflexos das experiovivencias, das experiências acumuladas ao longo da vida.

Os “influencers” são referências... Pessoas necessárias... Positivamente necessárias. Pois existem os “influencers” negativos, referências de arrogância, de pessoas chatas, das quais delas todos querem se afastar. Pessoas negativas, que tendem a viver na solidão, na dependência, na infelicidade.



Imagem: Google

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