segunda-feira, 16 de maio de 2016

"VARIAÇÕES..."


Aproveitamos a oportunidade para um esclarecimento a respeito do título da presente postagem: “Variações...”

“Variações” remetem-nos sobre autores e instrumentistas que se debruçam sobre uma obra de arte musical e com o seu poder de criatividade reelaboram a aquela peça artística fazendo dela uma releitura. Permanece a essência, mas surgem novos acordes que encantam e emocionam as plateias.

As “Variações” indicam que a criatividade humana não tem limite e que, respeitando a originalidade da obra, a sua essência, a sua identicidade e seu autor, é possível extrair maravilhas de maravilhas.

Quantas “variações” sobre Hino Nacional Brasileiro foram elaboradas por maestros de renome internacional, tornando nosso símbolo nacional ainda mais belo e emocionante, reforçando nosso nativismo, nossa nacionalidade e nossa brasilidade.

Somos infinitamente mais modestos... No nosso caso, especificamente a respeito das nossas postagens, quando as intitulamos de “Variações sobre...” estamos apenas sinalizando que não pretendemos esgotar o assunto... Que não pretendemos dar nossa palavra final ou definitiva sobre o que sendo ventilado.

A verdade absoluta não existe. A verdade é sempre relativa... Todos têm sua história, suas verdades, suas ideias, sua ideologia, sua cultura, seus paradigmas. Esses paradigmas são um conjunto de conceitos que são colocados na mente das pessoas desde o ventre materno e vai acontecendo ao longo da vida, na vivência familiar, na religiosidade, na escola, nos percalços e sucessos. Tudo isso constitui o “pano de fundo” da essência de cada um, essência essa que é o suporte da sua verdade. As histórias individuais se somam para construir a história maior da coletividade, mas jamais coincidem na individualidade.

Portanto, é a partir desse contexto que surgem as variações sobre qualquer assunto e nunca sua versão definitiva, sua verdade absoluta. A única verdade realmente absoluta é constituída de três aspectos: o nascer, o viver, e o morrer. Tanto é que há quem defina a vida como uma linha reta que une o nascimento à morte. A dimensão dessa linha? É o grande mistério dessa verdade.

Portanto, nossas “Variações” são contribuições fruto de reflexões a partir da nossa história de vida. Contribuições que talvez ajudem nossos visitantes a refletir sobre os assuntos e aproveitar os subsídios para a formatação da sua própria verdade. Nossa esperança é conseguir isso. E se “isso” for verdade já estamos realizados e cumprindo nosso propósito e nossa missão.



Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário