quinta-feira, 19 de março de 2015

OS PERIGOS DO VÔO CRUZEIRO



Vôo cruzeiro em aviação é a fase em que o avião já cumpriu todas as etapas iniciais de seu vôo: taxiamento ( ou rolagem pela pista) aceleração, subida e estabilização na altitude e rota indicadas no seu plano de vôo. O avião não sobe além disso, como também não desce. Já não precisa mais da força de arrasto que usou para a subida, exatamente quando seu peso é maior devido a quantidade de combustível a mais que leva. No vôo cruzeiro o avião está nivelado, sustentado pelas asas e pode desenvolver l tranquilamente a velocidade pré-estabelecida.

Para o avião o vôo cruzeiro não traz maiores riscos. O único problema pode advir de um natural relaxamento da tripulação.

Porém, a idéia do vôo cruzeiro permite-nos algumas reflexões em relação à nossa vida (na terra). Como na aviação, o vôo cruzeiro, isto é, quando tudo está correndo muito bem o relaxamento acontece e entramos na zona de conforto.

No avião há os equipamentos há os equipamentos de alerta. Na vida vida também,  mas podem ser menos perceptíveis e “passar batido”, ocorrendo, então, os acidentes de percurso. Isso vale para a nossa vida pessoal, para a vida familiar, para a vida empresarial.

Há quem diga que quando tudo está correndo bem é que é hora de mudar, pois uma simples olhada nas nossas bases pode-se perceber que algo começa a ficar envelhecido e ameaça a se quebrar.

Nas empresas isso acontece muito. Elas estão dominando o mercado, faturando horrores, mas suas equipes estão desmotivadas, sem criatividade, os equipamentos ultrapassados e os métodos e processos parados no tempo. Quando tudo está bem, já está na hora de mudar,pois principalmente a concorrência está batalhando para se modernizar, oxigenar suas equipes, para justamente passar à frente.

Na vida pessoal e familiar o mesmo acontece. Se estamos bem, precisamos redobrar a atenção, para não nos tornarmos arrogantes, metidos, exibidos, antipáticos e chatos. Os casamentos e uniões estáveis começam a ficar comprometidos quando a rotina toma conta da vida da pessoas (pois esta tudo dando certo!).

A vida não é mecânica, é humana, envolve sentimentos, expectativas, sonhos e esperanças. Na vida, podemos dizer, que o vôo cruzeiro é extremamente perigoso. A rotina nos cega, falseia os ouvidos...

Não há quem admire um avião voando... Como um gigante daquele consegue se sustentar no ar e voar tranquilamente por horas e horas. Coisas da tecnologia, das mãos e Inteligência humanas.

O avião levanta vôo e pousa... Os acidentes são raros, quando acontecem são definitivos.

Na nossa vida o vôo é constante. Há os grandes acidentes (definitivos)... Mas também os pequenos, os quais não prevenido ou menosprezados,  levam também à rupturas definitivas.



Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário