sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

NÃO HÁ CONCLUSÕES, MAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nos trabalhos acadêmicos praticamente já não se usa mais a expressão “conclusões”, mas “Considerações finais”. As razões são muito simples: se percebe hoje em dia que nada é definitivo na vida, a não ser a morte. Isto para uma pessoa, mas a vida continua e continuará para todos os demais. Afirmar essas coisas parece “chover no molhado”.

Sim, mas tem tudo a ver com nossas “considerações”. Na vida a única coisa que não muda é a mudança. Isto é, o mundo está em constante mudança, em constante evolução. Até involução, quando se trata de fundamentalismos exacerbados e ortodoxos.

Tudo muda. Assim, um estudo acadêmico, aquele que acontece no âmbito da universidade e fora dele,  tem suas conclusões para “aquele” exato momento, nada indicando que vá perdurar por muito tempo. Logo, logo, dada as mudanças que ocorrem céleres, tais proposições conclusivas poderão cair por terra. Permanecendo, elas, como referência de um tempo, uma marca, um parâmetro ou um paradigma.

Assim, é mais plausível, tratar as conclusões de um trabalho de estudo ou pesquisa como “considerações finais”, dado que foi o que pôde se deduzir desse estudo naquele momento, permitindo ou dando abertura para que a pesquisa ou o estudo continue, adaptando-se às novas realidades do tempo.

Muito professores, mais atentos a tais necessidades procuram preparar seus alunos para essa modalidade de trabalho fazendo-os familiarizados com as nomenclaturas do trabalho acadêmico, suas funções, seus significados.

A preparação do aluno para a execução do trabalho acadêmico é uma atividade “transversal”, isto é, inerente a todas as disciplinas. Já na Universidade esse aluno vai se defrontar com trabalhos (em todas as disciplinas) que necessariamente vão ter que estar de acordo com as normas específicas do “trabalho acadêmico”.

Já no termino do curso universitário vem o fantasma do TCC, que é o trabalho acadêmico por excelência e vale o diploma, a profissão que escolheu, enfim, o passo decisivo para a realização pessoal e profissional. Quantos alunos não conseguem concluir o TCC e praticamente morrem na praia? Com certeza, uma das causas foi o não treinamento nos ciclos de estudos anteriores, a começar mais intensamente no Ensino Médio.

Muitos outros professores do Ensino Médio não se preocupam com isso. É um pecado, pois não cria no aluno a consciência, a atenção e o foco em algo que será fundamental para sua vida: a abertura para a mudança, para a evolução, para o crescimento. Nada conclusivo, mas tudo deve ser “considerado”.

A discussão é longa... As controvérsias intermináveis.




Imagem: Google

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