segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

TAXIONOMIA

 (Lineu, o homem da Taxionomia)

(Ou “taxinomia”... Ou “taxonomia”...)

É a parte da ciência que cuida da classificação dos seres vivos e das coisas em geral, incluindo-se aí o próprio ser humano.

A preocupação humana em classificar animais e coisas vem desde a filosofia primitiva, na Grécia, especialmente com Aristóteles.

Já Bíblia, no livro do Gênese, Capítulo II, versículo 20, havia tal preocupação: “...Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens...”

Mas foi com Lineu, biólogo, médico e zoólogo sueco, que surgiu a Taxionomia dos seres vivos, isto é a classificação deles por espécie, dando origem a Taxionomia moderna, tal qual conhecemos hoje.

Foi a partir do trabalho de Lineu, no Século XVII, e seguindo o seu modelo que os cientistas continuaram a classificação de todas as espécies animais e vegetais que foram conhecidas desde então.

A taxionomia é um termo específico das ciências e da filosofia. E muito particularmente pela Biologia, principalmente com a obra de Lineu. A grande verdade, porém, é que conhecê-la, pelo menos em parte, ajuda a pessoa a compreender uma série de fatores e realidades em sua vida.

Não só os animais, os vegetais, os peixes, as estrelas, precisam ser classificadas, como já foram classificadas, os materiais, as coisas de uso cotidiano também precisam ser classificadas e organizadas.

As empresas, as instituições, organizações e a própria casa, se não forem estruturadas e organizadas não levarão a lugar algum. As empresas logo entrarão em falência, as instituições não atingirão seus objetivos, as organizações deixaram de existir, pois se afogarão na própria bagunça. Os lares serão um caos e muitas oportunidades serão perdidas.

É necessário classificar e hierarquizar, principalmente, os valores humanos. Estes devem estar sempre no topo da pirâmide. Sabendo disso, a sociedade jamais aceitaria o jogo de interesses políticos que não priorizam os valores humanos. Jamais aceitaria o marketing com interesses específicos (de empresas, de governos, de grupos políticos).

A taxionomia fornece um norte, uma luz, uma orientação, classificando as coisas, os documentos, definindo-as conforme sua hierarquia de importância. A vida ganha mais sentido, pois as pessoas terão mais tempo para buscar os valores que dão sentido, qualidade, como a cultura, a arte, a espiritualidade.

Pois é sempre necessário colocar as coisas no seu devido lugar.



Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário