quinta-feira, 28 de abril de 2016

COMISERAÇÃO E AUTOCOMISERAÇÃO


Que coisas são essas? Não são difíceis de explicar...

Comiseração é sinônimo de pena, de dó, de piedade, de compaixão. Então, demonstramos esses sentimos por alguém, ou por um animal de estimação, estamos exercendo a comiseração. É um sentimento negativo, pois, sentir pena, simplesmente não é o melhor. O melhor é quando sentimos a dor do outro e o ajudamos a superá-la. Isso passa a ser caridade, que é o sentimento maior, o mesmo que “Amor-Ágape”, o amor doação e que constrói o novo ser humano.

Autocomiseração corresponde aos mesmos sentimentos, mas voltados para nós próprios. Aqui o bicho pega... Pois é extremamente paralisante e destrutivo. Ela nos transforma em vítimas, em coitados, em dignos de pena. Nada mais prejudicial

A vivência do amor, em todos os sentidos sempre os leva a uma renúncia de nos mesmos. Mas é uma postura consciente, madura, pois, na verdade, o amor é um sentimento que multiplica quando dividido. Quando amo alguém, quando pratico a caridade, ganha a pessoa a quem amamos e ajudamos e ganhamos e nós ganhamos também... E talvez até mais. A diferença é que o amor dedicado ao outro não espera recompensa, não espera elogio, não espera gratidão. Porém, tudo isso vem por acréscimo e sem que gente perceba. Quem ama e ajuda nessas condições simplesmente é feliz e ama e ajuda cada vez mais.

Com a autocomiseração o efeito é contrário. Sentimos pena de nos mesmos... Apresentamo-nos como vítimas... Esperamos a comiseração dos outros.... Somos sempre “o coitado”, “o infeliz”, “o sem sorte”... Só temos notícias ruins para dar... Só sabemos relatar tragédias em nossas vidas... Vivemos a angústia da mão estendida...

Como dissemos a autocomiseração é paralisante. É paralisante porque os impede de tomarmos uma atitude positiva diante da vida. Ela nos faz correr o risco de vermos afastados todos os nossos melhores amigos, pois, eles vão se cansar de nos ajudar, de nos aconselhar, de nos oferecer caminhos. E, quando a gente precisar, de fato deles, longe eles estarão, pois não acreditam mais em nós.

A autocomiseração nos torna derrotistas e derrotados. É diferente e muito mais grave que uma tristeza ou uma frustração, que são momentâneas. As vezes podem durar até um pouco mais, mas logo passam, pois temos força e fé, coragem e determinação, não para ficar lamentando as portas fechados, mas ver a janelas que vão se abrir.

Autocomiseração é infantilidade... Amor próprio, amor pelos outros, simpatia, empatia, acolhimento, são maturidade. A autocomiseração nos leva a inveja pelo sucesso alheio. A maturidade nos faz ver o sucesso alheio como modelo de vida e reflexão sobre nossa postura diante da vida.

Enfim, quem tem autocomiseração é uma pessoa chata, pessimista  e insuportável... As pessoas maduras, alegres otimistas, empáticas e completamente diferentes. Nem precisávamos dizer isso.
  

Imagem: Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário