Nos
trabalhos acadêmicos praticamente já não se usa mais a expressão “conclusões”,
mas “Considerações finais”. As razões são muito simples: se percebe hoje em dia
que nada é definitivo na vida, a não ser a morte. Isto para uma pessoa, mas a
vida continua e continuará para todos os demais. Afirmar essas coisas parece “chover
no molhado”.
Sim, mas
tem tudo a ver com nossas “considerações”. Na vida a única coisa que não muda é
a mudança. Isto é, o mundo está em constante mudança, em constante evolução. Até
involução, quando se trata de fundamentalismos exacerbados e ortodoxos.
Tudo
muda. Assim, um estudo acadêmico, aquele que acontece no âmbito da universidade
e fora dele, tem suas conclusões para “aquele”
exato momento, nada indicando que vá perdurar por muito tempo. Logo, logo, dada
as mudanças que ocorrem céleres, tais proposições conclusivas poderão cair por
terra. Permanecendo, elas, como referência de um tempo, uma marca, um parâmetro
ou um paradigma.
Assim,
é mais plausível, tratar as conclusões de um trabalho de estudo ou pesquisa
como “considerações finais”, dado que foi o que pôde se deduzir desse estudo
naquele momento, permitindo ou dando abertura para que a pesquisa ou o estudo
continue, adaptando-se às novas realidades do tempo.
Muito
professores, mais atentos a tais necessidades procuram preparar seus alunos
para essa modalidade de trabalho fazendo-os familiarizados com as nomenclaturas
do trabalho acadêmico, suas funções, seus significados.
A
preparação do aluno para a execução do trabalho acadêmico é uma atividade “transversal”,
isto é, inerente a todas as disciplinas. Já na Universidade esse aluno vai se
defrontar com trabalhos (em todas as disciplinas) que necessariamente vão ter
que estar de acordo com as normas específicas do “trabalho acadêmico”.
Já no
termino do curso universitário vem o fantasma do TCC, que é o trabalho
acadêmico por excelência e vale o diploma, a profissão que escolheu, enfim, o
passo decisivo para a realização pessoal e profissional. Quantos alunos não
conseguem concluir o TCC e praticamente morrem na praia? Com certeza, uma das
causas foi o não treinamento nos ciclos de estudos anteriores, a começar mais
intensamente no Ensino Médio.
Muitos
outros professores do Ensino Médio não se preocupam com isso. É um pecado, pois
não cria no aluno a consciência, a atenção e o foco em algo que será
fundamental para sua vida: a abertura para a mudança, para a evolução, para o
crescimento. Nada conclusivo, mas tudo deve ser “considerado”.
A
discussão é longa... As controvérsias intermináveis.
Imagem:
Google
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