sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A FAMÍLIA


A família mudou muito! E como mudou! Mas... deixo para os entendidos as elucubrações semânticas e conceituais a respeito.

Tenho minhas críticas a sobre a família de hoje.

Não adianta tentar voltar ao passado quando a família tinha uma estrutura diferente, certinha. Havia pátriopoder, o pai provedor. A mãe que dominava o ambiente, colocava no colo, dava ordens uma única vez  e os seus olhos, ou a sua maneira de olhar dizia tudo. Só os pais iam às compras e eles sabiam o que os filhos poderiam usar ou não. A mãe dava as ordens e o pai apenas referendava. Essa harmonia e essa estrutura forjavam o caráter, fundava a ética e a moral e modelava pessoas coerentes e equilibradas.

Hoje não é mais assim. O mundo é outro, veloz, imediatista, consumista, artificial. Família não é mais um conjunto harmonioso; é um aglomerado de pessoas individuais e individualistas; cada um por si e Deus por todos...

Ainda há famílias numerosas, Mas quase a totalidade é pequena e os seus agregados, a babá humana e a eletrônica. E aí é comum assistirmos “birras” homéricas em shoppings. As crianças cresceram mais em direitos que em deveres. E algumas (ou muitas) se acham donas do mundo.

Os meus conceitos me levam a crer que a família vai além dos laços de sangue, abrange os laços afetivos e efetivos de amizade. De nada adianta uma família numerosa se seus integrantes não se falam. Primos, sobrinhos, netos, bisnetos, agem como estranhos, Nem ao menos se utilizam dos abundantes meios de comunicação para dar um “alô”, um recado, ou um lembrete.

Penso que a família seja atenção mútua, contatos constantes, não distanciamentos. Tenho amigos que estão mais próximos de mim que os meus parentes. Dou valor às pessoas que sabem captar a importância da amizade e preocupam-se em não perdê-la.

Os parentes (consangüíneos) são definitivos. Nem por isso não podemos deixar de fazer a amizade falar mais alto.

Família p’ra mim é isso: parentes ou não, de longe ou perto, é presença constante na nossa vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário