segunda-feira, 14 de março de 2016

RESPEITO E HUMILDADE


Quando se respeita alguém não queremos forçar sua alma sem o seu consentimento
Simone de Beauvoir

A expressão “respeito” dá ensejo para uma série de considerações. Ela significa submissão, que é ruim quando em demasia;

Ela significa sujeição às leis. Estas, podem ser injustas, caso que depende da educação política da sociedade, em que assim sendo podem melhorá-las.

Ela significa a valorização do próximo, com o objetivo da harmonia social, da paz, da construção do bem comum. É esse significado que nos interessa no momento.

Nesse sentido, a expressão “respeito” tem o sentido de não fazer aos outros o que não queremos para nós. É não maltratar, não humilhar, não constranger, não deixar mal perante os demais. Interessante  é sua origem latina... Ela vem de “respectus”, que em sua época significava o ato ou efeito de respeita, de venerar, de render homenagens. Alguns linguistas dizem que “respectus” significa, também, “ter um novo olhar”, ou “olhar novamente”... Assim quando se respeita uma pessoa, reconhece nela suas virtudes e suas qualidades.

Talvez essa origem tenha inspirado o Papa São João XXIII, quando disse: “Devo estar convencido que meu próximo é sempre melhor que eu, e, por isso, digno do maior respeito”. (Folhinha do Sagrado Coração de Jesus – Portal Vozes).

Uma bela lição de convivência: o respeito, a valorização, a veneração, o cuidado para com os outros. Lição de humildade. Ah! A humildade, postura tão ausente nos dias de hoje, dias marcado pela tecnologia, pela informação imediata, e, também, pela banalização e banalidades.

Violência, corrupção, aviltamento da condição humana, desagregação das famílias, relativização dos valores, dessacralização dos sentimentos religiosos e principalmente do corpo humano, vítima mortal do sexualismo e da sexualidade. Desrespeito... Em ambiente assim sobressaem a arrogância, o autoritarismo, a soberba, o “levar vantagem em tudo” e a qualquer preço.

Está claro que o respeito mútuo é fundamental para o ordenamento natural e equilibrado do país, da sociedade, das famílias, dos relacionamentos, enfim... E o mais importante: não se deve esperar respeito para depois respeitar. Respeito dos demais vem por acréscimo.

Lição de humildade.



Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário