quinta-feira, 9 de outubro de 2014

COISAS DA VIDA... (UMA VELHINHA LUTANDO PELOS SEUS DIREITOS ... NUM ÔNIBUS LOTADO)



Histórias envolvendo pessoas idosas, histórias tristes, alegres, engraçadas pululam na internet e também no dia-a-dia.

A partir da publicação do Estatuto do Idoso, que consagrou os direitos fundamentais a pessoa idosa e a tomada de consciência tanto da sociedade quanto das próprias pessoas idosas, a respeito desses direitos.

Não vamos discutir a ideia de valor a respeito do grau dessa conscientização e do caminho a ser percorrido para que o bem estar do idoso seja pleno e que as noticias tristes não mais aconteçam.

Mas que tem fatos engraçados, ah! Isso tem! E todos conhecem pelos um caso... Vamos relatar o nosso.

Imaginemos a cena: cidade de médio porte do interior... Horário de pico do final do dia, ônibus no sentido centro-bairro absolutamente lotado... Gente saindo pelo “ladrão”.

Os bancos reservados para os idosos e PNEs (Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais) ficavam atrás da roleta.

O ônibus parado e o motorista, certamente já acostumado com a rotina do horário, aguardava pacientemente os passageiros entrarem. O cobrador , ao contrário, gritava desesperadamente para todos que estavam em pé dessem o famoso “pacinho para trás”.

Lá fora, no final da fila, uma senhorinha começava a reclamar.

- Eu vou entrar nesse ônibus e estou vendo que no meu lugar tem uma moça sentada. Não me interesse ela vai ter que sair.

Verdade, Num dos bancos reservados para os idosos e PNEs estava uma jovem com muitas sacolas (pareciam de roupas e sapados. Várias). E a senhoria falando para os quatro ventos que sentaria no lugar dela.

E gente entrando no ônibus... Depois de quase meia hora, quase o tempo do trajeto normal da linha, eis que a nossa personagem principal apresenta ao cobrador o seu cartão de idosa e avisa. Lentamente o ônibus recomeça lentamente a viagem

- Cobrador, avise aquela moça que eu quero o meu lugar. Não interessa... Eu conheço a lei.

O cobrador, aliviado, pois todos os passageiros estavam embarcados. Mas tinha ainda um abacaxi para descascar: tirar a moça do banco para a senhorinha sentar. Fez isso com muito jeito. E a moça, com “cara de paisagem” e que estava no banco da janela, iniciou o “difícil” movimento de sair do banco, atropelar os passageiros que estavam em pé, com seus pacotes...

E eis que o lugar foi desocupado e ela se sentou, respirou fundo e ainda falou...

- Eu não disse? Esse lugar é meu! Eu conheço a lei...

Não agradeceu à moça (certamente muito p... da vida e constrangida por ter cometido a gafe). Nem se ofereceu para ajudá-la a segurar alguns de seus pacotes.

Ela tinha nas mãos apenas uma sacola de supermercado, com umas poucas coisas... Coisas da vida!

  
Imagem: Google.




Nenhum comentário:

Postar um comentário