quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

IDEOLOGIAS? QUAL?

Circulam pelas redes sociais frases como essas (sem que sejam identificados seus autores): 1) “Uma mentira repetida muitas vezes transforma-se em verdade”. 2) “Uma mentira repetida muitas vezes não pode se transformar numa verdade”. È lasca, não?

Pensamos em ideologia ou ideologias... Que são ideologias?  Ah! Tem muitas definições nos livros de filosofia, sociologia, política, antropologia e a religiosos...

O certo é que esse termo começou a ser usado mais fortemente com o filósofo Frances Antoine Destutt de Tracy e aprofundado pelo alemão Karl Marx, ambos relacionando o termo ao conjunto de ideias que tentam consolidar o domínio de uma classe social sobre a outra.

Então, a ideologia é a todo o conteúdo de uma comunicação que serve para viabilizar e legitimizar a posição da classe dominante, visando adequar e submeter a classe dominada ou as classes dominadas às suas vontades.

Ao longo da historia muitas ideologias aconteceram no mundo: A Ideologia Democrática, A Ideologia Absolutista, A Ideologia Liberal, A Ideologia Conservadora, A Ideologia Nazifascista, A Ideologia Nacionalista e a Ideologia Capitalista. Qual está vigorando hoje? Qual a melhor? Com certeza a Ideologia Capitalista. E a melhor não sabemos...

Estamos em pleno Capitalismo, tendo o consumismo como mensagem. O Capitalismo pode ser bom, pois Aparentemente respeita os Direitos Humanos e permite uma série de liberdades. Há controvérsias.

Como Marx já havia adiantado, o Capitalismo privilegia uma classe, a classe dos empresários, dos industriais, dos banqueiros, os quais detendo os Meios de Comunicação podem manipular a informação, dirigir ou direcionar o consumo e monopolizar a classe política. Aí está o grande problema dessa ideologia: a exclusão dos “incapazes” de consumir. Pois no Capitalismo quem não tem poder de compra não faz parte do sistema.

A exclusão social, os marginalizados, as vítimas de desastres naturais, os qie não têm acesso à saúde, à segurança, à educação de qualidade, compõem o grande painel de desrespeito aos direitos humanos. Sinal que a Ideologia é falha.

Sim, falho. O Capitalismo não é perfeito, porque permite a pobreza, as exclusões. E se somos humanistas, isto é, se colocamos os seres humanos em primeiro lugar, em prioridade absoluta de qualquer ideologia, de qualquer sistema político, econômico ou social, não podemos aceitar ou colocar qualquer ideologia que não se coaduna com o nosso pensamento.

Portanto, qual ideologia? A melhor ideologia é aquela que engendra em seu âmago o ser humano como prioridade essencial. Nela não deverá haver desigualdades, exclusões ou misérias.


Imagem: Google (Livrepensadores.net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário