sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

O PRINCÍPIO DA AUTORIDADE


“Manda quem pode, obedece que tem juízo”... Essa é a máxima que circula por aí quando o assunto é autoridade... É uma definição arcaica de autoridade, eivada de tradicionalismo, absolutismo e arrogância. Coisa dos tempos dos coronéis quando a truculência baseada nas armas falava mais alto.

A definição moderna de autoridade é bem diferente, mas não é tão recente assim, pois remonta aos tempos de Jesus Cristo. Não, não vamos fazer proselitismo, mas o grande líder dos cristãos deixou uma série de ensinamentos sobre liderança e autoridade que vale a pena relembrar e cultivar.

Não vamos entrar em aspectos exegéticos bíblicos, mas é importante ressaltar que para os cristãos a grande autoridade vem de Deus, criador de tudo e maior que o universo visível e invisível. Jesus o Filho de Deus, herdou do seu Pai o grande princípio da autoridade, expresso no poder dos milagres relatados nos evangelhos, inclusive aquele de sossegar o vento e a tempestade, e o poder fundamental do exemplo. É isso mesmo o exemplo!

O primeiro da autoridade de Jesus vem do seu exemplo: primeiro ele fez e, depois, nos orienta a fazer o mesmo. Jamais, Jesus mandou, ordenou, antes de da o exemplo, que por atitudes próprias, quer por parábolas, o seu belo método pedagógico.

O exemplo, o primeiro fazer exigem conhecimento, sabedoria, consciência da posição que ocupa na estrutura social, na  organização, na família, na instituição.

Não se pode exercer a autoridade sem conhecimento, sem cultura, sem a sabedoria holística (já tratamos disso neste blog). Jesus tinha sabedoria holística.

A autoridade, portanto, vem do exemplo de servir... Da humildade, pois o verdadeiro líder quanto mais conhecimento tem mais humilde ele é... E melhor serve os seus liderados. Como diz Thomas C. Hunter, no livro O Monge e o Executivo, “o verdadeiro líder influencia as pessoas”... Os liderados o seguem por amor, por paixão, pois sentem que estão sendo transformados por ele. A autoridade é uma referência.

Portanto, exercer a autoridade é muito mais que simplesmente mandar e se fazer obedecer. A autoridade transforma as pessoas, as fazem crescer, as fazem melhores e construtoras de uma sociedade melhor.

Assim, se o mundo vai mal, se a sociedade não vai bem... Se há excluídos, violência, educação de má qualidade, sistema de saúde precário, é porque há carência da verdadeira autoridade, do verdadeiro líder... Da autoridade transformadora... Do líder servidor.



Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário