sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

O OLHAR 360, A CRUZ E O FUTURO



Uma reflexão de fundo cristão, mas nada proselitista.

A cruz pode significar muitas coisas: sofrimento, morte, castigo, punição, um passo para a salvação, redenção e tantos outros. Destacamos, porém, um simbolismo que bem sociológico e humano e que tem a sua relação com a visão de futuro.

A cruz tem duas hastes: a vertical que aponta para o alto e para o infinito e é um elo com o sobrenatural, com o místico, com os sonhos, com os horizontes distantes. A haste horizontal, ainda que pregada na parte alta da haste vertical, simboliza o humano e suas necessidades de viver em comunidade. Por isso lembra os braços abertos dispostos a acolher, a juntar e juntar-se, para a caminhada em direção dos objetivos colimados.

A haste vertical é ideológica, busca os conhecimentos, a cultura, a sabedoria. Para os cristãos a fonte da fé.

A haste horizontal lembra, sabiamente, que nenhum ser é uma ilha e que nada consegue sozinho. Um precisa do outro, daí a noção de comunidade. Quem vive só, isolado, morre logo (ou já morreu, quando tomou a decisão de isolar-se, apesar de ser um direito de escolha). Pois, se alguém, de fato, quiser chegar a algum lugar na vida, sozinho não vai conseguir.

A cruz lembra ainda, e isso é muito importante, o despojamento. Cristo morreu despojado, inclusive do seu aspecto humano. Todos os outros condenados do Império Romano ao suplicio da cruz foram igualmente despojados de tudo, da sua liberdade, da sua vida. A morte de cruz é cruel.

Para alcançar objetivos na vida, sonhar alto, vivenciar as ideias, viver em comunidade, buscar os horizontes, é preciso renúncias e despojamentos. Renunciar ao que pesa e dificulta a comunidade e o relacionamento com outras pessoas. Despojar-se da arrogância, do autoritarismo, da metidez e revestir-se da humildade e disposição para o diálogo.

A haste horizontal, também, sendo puramente ideológica, remete a Salomão, que do alto de sua sabedoria, permitida por Deus, recomenda que “...Teus olhos devem olhar à frente, para que tua vista preceda teus passos”.

Vamos traduzir essas palavras como um alerta, nesse mundo pleno de surpresas, violência, e inovações tecnológicas constantes. É preciso a visão 360º, isto é, antes de qualquer atitude, qualquer opinião, qualquer julgamento, qualquer passo à frente, primeiro, um olhar em tudo o que nos cerca, exatamente na dimensão 360º. É prudência mesmo!

O olhar 360 torna-se melhor e mais profundo na perspectiva da cruz, com todos os seus simbolismos, com todos os seus ensinamentos que vão muito além daquele acontecimento perdido da História da Humanidade, mas vivo na memória dos cristãos, naquela sombria sexta-feira, no Monte Calvário.



Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário