segunda-feira, 6 de outubro de 2014

TER FÉ


A palavra fé vem do latim fides e do grego pistia e significa a firme opinião de que algo é verdade, sem necessidade absoluta de comprovação. Fé é acreditar, sem contestação, sem argumentos contrários. Essa é a definição histórica, constituída e incorporada ao longo do tempo, num tempo em que o mundo evoluía muito lentamente.

A fé, com conotações fortemente religiosas, era dominada por instituições e classes sociais que impunham suas verdades a partir dos seus interesses.

Porém o próprio contexto histórico a partir de certo momento começou a mudar e de forma cada vez mais rápida, graças aos avanços tecnológicos, das comunicações, e das mentalidades. Com isso as classes dominantes deixaram de ser perenes no poder, bem como os seus interesses.

E à medida que História se aproximou dos tempos contemporâneos, as mudanças passaram a ser cada vez mais radicais. Hoje, as realidades do mundo, com certeza levariam à loucura as classes dominantes do passado.

A fé continua a mesma... Mas suas dimensões são outras, mas amplas, mais humanas... Céu e inferno nunca deixaram e nunca deixarão de existir, mas ganharam novos espaços e concepções, pois as leis da física e da astronomia permitem ao homem ver para além dos limites possíveis do universo.

Já com os pés no chão, no nosso planeta terra, aqui o certo é que precisamos ter fé. A religião, a crença em Deus, seguir sua doutrina e suas regras é fundamental para uma vida em equilíbrio entre corpo, mente e alma.

Porém, tão importante quanto é a fé em si mesmo, nas pessoas, nas leis. Especialmente fé renovada na vida a cada dia que renasce.  A vida precisa ter sentido, significado. Antes de tudo crer...

É lógico, que também são necessários cuidado, parcimônia e adaptação à realidade em que vivemos. Por exemplo: deixar as portas da casa escancaradas e acreditar que nada será roubado. Outro exemplo: falar o que desejar de tudo e para todos e esperar que nenhuma reação aconteça por parte das pessoas. Parcimônia, cuidado, prudência.

Fé na vida, com os necessários cuidados...  Com maturidade... Com consciência de que cada ação gera uma reação, tanto positiva, quanto negativa.

Viver não tem sentido sem a fé. Do escritor Tolstoi temos o seguinte ensinamento: “A fé é o combustível da vida”.


Imagem: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário