segunda-feira, 20 de março de 2017

A LEI DO RETORNO


Frases muito comuns no cotidiano das pessoas:
(Frases de domínio público. Autores desconhecidos)
“... A lei do retorno tarda mais não falha!”
“... Nunca faça aos outros aquilo que não gostaria que fizessem com você.
“... Pode demorar, mas sempre recebemos em troca aquilo que oferecemos aos outros”.
“... Aqui se faz aqui se paga!”

É uma ameaça contundente, cabalística ou escatológica. Entretanto, há um fundo de verdade em tudo isso. Não que essa lei natureza tenha um fundamento científico e cirúrgico, isto é com exatidão. Como é sabido, tudo que se relaciona com o universo humano é relativo e está sujeito às condicionantes da vida de cada um: histórico, emocional, ambiental, psicológico,

Algumas coisas são verdadeiras. A lei do retorno existe sim, mas funciona interligada à concepção das escolhas. É possível escolher, mas é relativamente previsível as consequências, combina com o “retorno”.

Posturas e atitudes, como a arrogância jamais vão gerar uma chuva de bênçãos, carinho, amizade, abraços, ombros amigos... A não ser dos bajuladores contumazes, fato que revela a ilusão de que os arrogantes se dão bem.

A mesma coisa com os autoritários, centralizadores, ditadores, estúpidos e tantos outros. Pessoas assim, especialmente aquelas que atuam em postos de comando (e em todos os campos da atividade humana), estão sendo corroídas por baixo, boicotadas, solapadas... Um dia caem... Um dia se vêm na rua da amargura, abandonadas por tudo e por todos, menos pelos fiéis escudeiros bajuladores.

Da mesma forma aquelas pessoas que constroem correntes do bem... Alias, as verdadeiras pessoas do bem jamais esperam “retorno” ou compensações pelo que fazem de bom para outras pessoas. A humildade, a espontaneidade, a prontidão não permitem que pensem em colher frutos do bem que plantam. Mas eles chegam, até mesmo em forma de uma consciência tranquila por “combater o bom combate”.

São Vicente de Paulo, patrono das obras de caridade, dizia que “...devemos servir ao próximo com o suor do nosso rosto que com a força dos nossos braços”. Milhares ou milhões de pessoas em todo o mundo seguem o seu conselho. Pessoas que atuam em ONGs, instituições religiosas e missionárias, fazendo o bem e resgatando a dignidade de outras pessoas. A alegria de simplesmente servir é o maior retorno dessas pessoas que pertencem às correntes do bem.

A lei do retorno não é física e pode jamais acontecer, como pode acontecer imediatamente. Tudo envolto em imprevisões e mistérios. Sendo essencialmente humana ela está na consciência de cada um. Pois cada um sabe o exatamente o que escolheu para a vida. Se existe a reclamação ou a lamentação é porque ainda não amadureceu no processo de vida.

É bom crescer, crer e ver que a lei do retorno nasce muito antes, exatamente na escolha das sementes a serem plantadas. O que vem pela frente é simplesmente colheita.



Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário