segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A SOLIDÃO NECESSÁRIA


Oi solidão, venha cá, senta aqui... Precisamos conversar um pouco. Sabe, hoje tive um “dia daqueles!”... Quanta correria! Estou cansada, muita cansada, mas feliz. Não, não estou triste, só preciso conversar um com você.

Sabe amiga, há tanta coisa para se fazer hoje em dia...

Li recentemente um artigo de Rubens Alves, chamado “A Pedagogia dos Caracóis” e fiquei impressionada e pensativa, pois na correria do dia-a-dia, a gente acaba não percebendo muitas coisas que acontecem ao nosso redor. O caracol, caminhando bem devagar tem muito mais possibilidades de viver  bem e melhor.

É o trabalho profissional, com suas imprevisões. A gente, de manhã, faz um plano para o dia, mas às vezes nada dá certo. E isso cansa mais que o normal.

Quando a gente chega a casa e ainda tem muito que fazer. De repente a gente olha para a janela e percebe que o dia passou, já é noite e é hora de pensar nas coisas que precisarão ser feitas amanhã.

Vou para o sofá e acabo por me deitar e (quantas vezes) durmo ali mesmo! Quando acordo já tarde, mas mesmo assim ainda tento acessar a rede social. Tenho muitos amigos e amigas. Sinto saudade deles, como eles sentem saudade de mim. Gosto de conversar com eles, Alguns me mandam coisas banais, algo sem sentido ou fundamento. Não dou importância para essas mensagens. Mas a maioria é coisa boa, mensagens lindas, que fazem pensar e eu gosto de compartilhar com outros amigos meus.

Mas, chega um momento que a gente precisa parar, sabe solidão. Olhar para o passado, recordar as coisas boas, ver os erros, não lamentá-los, mas aprender com eles.  Ver o presente, o que eu tenho? Marido? Filhos? Emprego? Sonhos?

Sonhos me fazem pensar no futuro. Futuro existe? Ou é algo que se constrói aqui e agora? Não sei amiga solidão. Preciso pensar sobre isso...  O que ensinar aos filhos? Como conviver com a tecnologia, como por exemplo, a internet?

Amiga, nunca me esqueço de você... Como é bom ficar um tempo só!

Eu sei que preciso ler, me informar. Estou lendo um livro... Mas na realidade, você, solidão é mesmo necessária para me ajudar a fazer esta viagem, que na verdade é para dentro de mim mesma...

Preciso de tempo, preciso de você, amiga solidão!





Um comentário:

  1. Que bela reflexão.. Vou pensar sobre o que você escreveu. Estou precisando...

    ResponderExcluir