segunda-feira, 4 de novembro de 2013

DESAPEGO


A vida vai ensinando, ensinando, com exemplos e mais exemplos. E a gente vai acumulando coisas: roupas, sapatos, bijuterias, tranqueiras de todos os tipos. Até CDs que a gente nunca ouviu.

E vêm as broncas... Alguém pergunta: “...E p’ra quê guardar essas coisas? E você responde: “Eu quero guardar isso, quero guardar aquilo, pois foram presentes especiais de minha mãe, de meu pai, do meu chefe, do meu ex...” Volta a pergunta: “Essas coisas têm utilidades p’ra você? Há quanto tempo você não coloca a mão nelas?”.

Na verdade, verdade verdadeira mesmo, tais coisas só atrapalham, só ocupam espaço e faz tempo (e coloque tempo nisso), que a gente não mexe nelas.

Eis o “x” da questão: passamos a vida cumulando coisas, amando essas coisas... Que, em última análise para nada servem e apenas ocupam espaços em nossas casas.

Aquilo que se guarda há mais de um ano e nesse período não teve utilidade alguma, pode virar lixo ou ser útil para outras pessoas.

Para fazer uma limpeza em sua casa é preciso ter aquilo que se chama desapego, que é uma forma de desinteresse por algumas coisas, libertando-se delas. Agindo assim, a pessoa desapegada se torna mais leve, mais livre e solta, mais organizada e preparada para novas alegrias da vida.


Há coisas e materiais que precisam ser guardadas “ad eterno”: documentos, livros, equipamentos de cozinha, fotos e outras coisas, dependendo da situação e visão de mundo de cada um.

Uma pessoa que sabe se livrar das tranqueiras materiais consegue também se livrar das tranqueiras de sua vida pessoal. Isto é, resolver as pendências, as situações mal resolvidas, os relacionamentos que nada acrescentaram à sua vida. Não se trata de odiar ou rejeitar, Trata-se de não colocá-las em primeiro plano. Trata-se de não sofrer por (ou com) elas.

Uma pessoa desapegada é iluminada, simples, natural e aberta. Sua casa é organizada, também iluminada.

O desapego nasce no íntimo das pessoas. E se projeta para sua vida, em suas relações sociais e com o mundo. Utiliza-se da razão, bem mais que a emoção. Aliás, é toda racional.


Portanto,  para ser desapegada a pessoa precisa de força, coragem disciplina, porém terá ótimos resultados práticos em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário