sexta-feira, 22 de novembro de 2013

FINITUDES


Hoje é sexta-feira, último dia útil da semana, simbólico, ansiosamente aguardado por tanta gente. Casual Day, happy-hours, festas, cachaçarias, confraternizações... Os bares cheios e as escolas vazias... Parece que o mundo vai acabar em breve, muito breve.

Vem-me a sensação de finitude... E é sobre isso que eu quero refletir nesta sexta-feira. Fim-de-semana, fim de um monte de coisas...

Volto-me ao passado, revejo minha história, a concepção, o fim da gravidez de minha mãe, o fim da primeira infância, o fim da puberdade, o fim da adolescência, o fim da juventude, a idade adulta... Que outros fins terei?... Mas qual a “finalidade” da vida?

Perdas e ganhos... Quantos “ganhos”? Quantas “perdas”?

Nas noites sem nuvens miro o infinito. Vejo as estrelas, as nebulosas, tento encontrar as constelações, os buracos negros. Invejo os astrônomos e os autores de ficção científica.
Aí me lembro dos “entendidos”: eles falam que em termos de conhecimento do universo estamos apenas engatinhando.

Quero pensar da “finalidade” da vida. De onde vim e para onde vou? Qual o verdadeiro sentido da vida? Trabalhar? Apenas trabalhar?

Por outro lado, outros dizem que já tocamos em quase todos os planetas do nosso sistema solar e isso é um grande avanço do conhecimento humano, mas ainda não sabemos tudo sobre, por exemplo, o nosso cérebro e de outros sistemas do nosso corpo. Que mistério é esse? Contradições...

E as questões da alma? Acredito que a alma existe, pois senão eu não haveria de gostar de música, de livros, de arte. Não acreditaria no amor, nos sentimentos, nas pessoas... Não teria a certeza de que nesse quesito somos diferentes dos animais. A origem da nossa consciência também é outro mistério.

Ah! Sim, lembrei-me de um cientista que disse que o conhecimento humano vai até um limite. Depois disso fica no âmbito da fé. A fé é uma questão do espírito, da alma...

Não há finitudes, mas continuidades... Sim, Deus existe e eu acredito n’Ele.





2 comentários:

  1. Ja visitei o blog. Gostei do texto. De fato, precisamos parar um pouco e refletir sobre questões com as quais convivemos. As respostas podem não vir de imediato, poderão dar mais qualidade à nossa vida.

    ResponderExcluir
  2. òtimo texto!muitos mistérios...parabens pelo blog!,beijosssss

    ResponderExcluir