quinta-feira, 10 de abril de 2014

DESAFIOS E PAZ DE ESPÍRITO


Interessam-nos os desafios em relação a nós mesmos, como pessoas, quando temos que superar situações na vida pessoal e profissional, exigindo de nós muito além de nossas competências e habilidades.

Desde criança somos preparados para a luta pela vida. Entramos para a escola muito cedo, numa creche, numa escola infantil e, à medida que crescemos também crescem as exigências, tudo para que nos preparemos para que possamos viver a vida com o mínimo de percalços possível.

São nos apresentados os desafios. Os jogos na infância e as situações-verdades na adolescência, juventude e enfim, a fase adulta.

Ouvimos conselhos dos pais, dos avós, dos tios, dos amigos mais velhos... Conselhos bons, experiências, direcionados ao aprendizado da vida, que somados aos conhecimentos desenvolvidos na escola, nos permitirão uma razoável preparação para a vida.

Há o lado negativo. Quando a educação, tanto escolar quanto a doméstica falha, ou uma delas falha ou deixa a desejar, o aprendizado vem de qualquer maneira e da pior maneira possível. O mundo ensina e ensina errado. Há muita gente interessada na nossa perdição. Risco é grande...

Mas há esperanças, elas consistem na nossa vontade de vencer os desafios. O enfrentamento das dificuldades torna os desafios menores. E a  superação traz aprendizado, crescimento, fortalecimento moral.

Se as vitórias têm como base o processo educacional saudável, lindo, lindo, maravilhoso! Sinal de que tudo correu bem e prova que o caminho é esse mesmo.

Porém, se ao longo da vida as dificuldades ocorreram desde a tenra idade, as vitórias de agora têm um sabor mais que especial, pois a superação é dupla e significam preencher os vazios que existiam no nosso corpo e na nossa mente.

Sim! Superação... Superação de nós mesmos, superação das tentações do mundo, superação das tristezas, da depressão, da falta esperanças...

A sensação de vitória é doce e, melhor ainda, traz consigo o bem mais precioso da vida, a paz de espírito. 

Paz, sempre a PAZ!



Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário