quinta-feira, 17 de abril de 2014

PÁSCOA E HUMANIDADE



Aproxima-se a principal festa religiosa do cristianismo, a Páscoa. É uma festa antiga que remete ao tempo histórico em que os hebreus eram escravizados no Egito é de lá foram resgatados por Moisés.  A Páscoa relembrava a passagem do Mar Vermelho que ganhou significados como passagem, principalmente, da escravidão para a liberdade. Este evento era lembrado sempre num sábado, com vínculo à narração bíblica da criação do mundo, em que no sétimo dia Deus descansou. Os judeus, herdeiros dos hebreus ainda hoje mantém esse ritual.

Jesus Cristo ressuscitou no Domingo. Por isso os cristãos passaram a guardar o Domingo, cuja palavra significa exatamente Dia do Senhor. A sua ressurreição acrescentou outros símbolos à Páscoa: a vitória sobre a morte, a passagem para uma vida nova, com base nos fundamentos cristãos, enfim, uma reflexão para a mudança... Aí entra a humanidade, como a síntese valores da pessoa.

Proselitismo à parte... Ovos de chocolate e coelhos, sinônimos de vida em potencial, também... Páscoa faz pensar e repensar os valores humanos.

Tais valores, em resumo, são os seguintes: honestidade, amor ao próximo, respeito à vida (desde a concepção até o caso), respeito a pessoa( em seus direitos fundamentais), paz, cidadania, ética e moral.

Esses são valores ligados às condutas das pessoas. Fazem parte do conjunto de regras estabelecido para que a sociedade tenha uma convivência saudável, pacífica e harmoniosa.  São princípios que determinam o seu caráter e a sua personalidade.

Porém, é consenso que, hoje, as sociedades estão vivendo uma crise desses valores, transformando-a mais egoísta, mais cruel, mais violenta.

Repensar ou mesmo resgatar esses valores é extremamente necessário. A Páscoa pode criar condições e oportunidades para se enfatizar a importância de dessas atitudes, reforçar a importância dos valores humanos, que foi, é e será sempre a base do equilíbrio, paz e sustentabilidade da sociedade.

O sentido das atitudes de humanidade vai um pouco mais além do conceito de cidadania, pois nela estão inseridos os valores da religiosidade. Não importa qual. É impossível conceber religiões que incentivem seus seguidores a agirem contra os valores humanos. Claro que existem algumas religiões fundamentalistas, que levam ao extremo a sua doutrina e partem para a violência.

As religiões visam o bem das pessoas. E todas pregam o altruísmo, a prática da caridade, que é o caminho mais curto para se chegar à perfeição e à vivência do bem segundo seus ensinamentos.

Assim, constrói (ou se resgata) um mundo melhor... Assim, vale a pena comemorar a Páscoa. 

Então... Feliz e abençoada Páscoa!


Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário