terça-feira, 4 de novembro de 2014

COBRAS - SER OU NÃO SER


Falar em cobra, serpente, logo vem aquele arrepio do animal peçonhento, sinônimo de veneno e de morte. Todos conhecemos pessoas que tem pesadelos terríveis quando apenas ouve a palavra  que lembra esse animal rastejante

As histórias são muitas... Há misticismo e um amplo espectro mítico envolvendo esse animal. Todas as civilizações, desde as pré-históricas até as atuais, têm algum simbolismo relativo a ele. Cobra ou serpente dá medo!

Na verdade a cobra é um elemento essencial na natureza como equilíbrio fator de equilíbrio natural ou na cadeia de alimentos. Vamos imaginar a situação hipotética da eliminação de todas as cobras da natureza... O que irá acontecer? Uma verdadeira tragédia, pois cobras se alimentam de ratos! (...E de outros) E o seu veneno é matéria prima de uma gama muito grande de medicamentos que salvam vidas e é ainda muito pouco estudado.

O grande mito da cobra está na Bíblia, onde ela está diretamente ligada ao mal, ao demônio. Como o Cristianismo avançou pelo mundo inteiro, a cobra está estigmatizada no imaginário popular em todos os lugares e cultura.

E acabou até virando motivo de piadas ridicularizantes.

Pessoas tachadas como cobras são perigosas. Nas redes sociais circulam constantemente mensagens de gostos duvidosos relacionando pessoas invejosas, ambiciosas e maldosas como “cobras criadas”.

Mas a grande verdade é que cobras simbolizam a vida nos seus extremos, a renovação e a morte. Quando alguém é picado, se não socorrido a tempo morre.

A cobra constantemente renova sua pele, simbolizando o recomeço... A cada pele nova, uma nova vida.

Cobras requerem dos humanos vigilância constante. As cobras não atacam pelo simples gesto ou prazer de atacar. Elas o fazem quando se sentem ameaçadas, encurraladas, por instinto de defesa. Mas como são rasteiras e sempre se confundem com a vegetação são difíceis de serem notadas.

Opiniões coletivas não são falsas... Ser cobra, humanamente falando, não é um bom sintoma. É, sim, um convite à reflexão. Repensar a maneira de ser, agir, pensar e falar é uma boa alternativa para se livrar dessa pecha.

E motivo de piadas sem graça...


Imagem: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário