segunda-feira, 27 de abril de 2015

RECIPROCIDADE


Eu sou seu amigo... Você é meu amigo... Aqui há uma reciprocidade.
Eu amor você... Você me ama...  Aqui também há uma reciprocidade.
O Acordo está assinado... Nosso  pais lhe vende soja... Seu país nos vende produtos industrializados. As diferenças serão acertadas em dólares americanos... Outro tipo de reciprocidade...

A reciprocidade é o caráter do que é recíproco, isto é, envolve ideias a respeito do mutualismo, corresponder a uma ação positiva com outra ação positiva.  É a correspondência mútua de sentimentos, atos e palavras.

Pensada assim, a reciprocidade é fundamental nos relacionamentos sociais, conjugais, comerciais, trabalhistas. O patrão paga o salário de alguém com Bse do compromisso da reciprocidade do trabalho.

Na quebra da reciprocidade inexoravelmente a r3elação está fadada ao fracasso. Havendo desequilíbrio mão há reciprocidade, sem reciprocidade não haverá relação saudável.

Para os psicólogos sociais a reciprocidade... “É uma característica de grande importância na sociedade porque as relações mútuas garantem a manutenção das normas sociais”.

A reciprocidade é importante para o equilíbrio da natureza e principalmente o equilíbrio dos ecossistemas, fgeradores de vida. Até na lingüística ela acontece...

Há pontos a considerar... A reciprocidade pode ser estabelecida em contratos, em compromissos mofais, com base em leis, porém, como envolve aspectos puramente humanos, ninguém tem a garantia de que ela vá se estabelecer.

Também nos laços sentimentais. Uma relação amorosa que culmine com uma relação marital permanente, só será possível, igualitária, harmoniosa, tranqüila e feliz se for embasada na reciprocidade.

Muitas vezes, os relacionamentos afetivos são construídos ao longo do tempo. Deve haver uma intenção de construir, aprender o outro, compreender o outro. A felicidade é feita também pelo outro, num processo de desconstrução e reconstrução do relacionamento, em busca da reciprocidade, da paz e da felicidade.

Portanto, menos nas áreas comerciais e trabalhistas, é importante num espaço coerente de tempo, esperar que esse processo construtivo aconteça. Se o sentimento for puro, sincero, honesto...  Se as atitudes fores concretas... a reciprocidade vai acontecer e a felicidade também...



Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário