sábado, 19 de outubro de 2013

O SER AMIGO


Uma pequena história:

Já madrugada o telefone de  Mateus toca. Era o seu amigo...
- Alô... Quem é?
- É o Chico...
- Chico, que alegria, quanto tempo...
E Chico pergunta a Mateus:
- Como você esta? Mateus começa a falar...
- Ah! Meu amigo, nem te conto...
Chico o interrompe:
- Pois me conte, temos tempo...

Mateus começa a falar... Surgem as decepções amorosas, os desafios e dificuldades no emprego, a faculdade que não vai bem, as perspectivas de “dependência” em algumas matérias, o cansaço, o estresse, a vontade de sair em férias. Foi falando, falando e repetindo. Chico ouvindo...

Lá pelas tantas, Mateus se toca e diz para Chico:
- Nossa! São quase cinco, daqui a pouco temos que trabalhar...  Chico complementa
- Pois é, meu amigo, temos   que tocar a vida. E Mateus:
- Vamos desligar... Bom dia meu amigo, obrigado por me ouvir. Estou melhor. Chico:
- Bom dia, meu amigo, conte sempre comigo.

Desligaram. Mateus deitou-se e de repente percebeu que no diálogo só ele falou. Chico ouviu muito mais do que falou... Ligou para ele.
- Mateus, você me ligou, só eu falei, você me ouviu, agora me diga, tinha algo a me dizer? Desculpe meu amigo, fui indelicado com você... Chico complementa....
- Mateus, tudo bem, tudo bem, eu só queria lhe dizer que hoje fui diagnosticado de um câncer bem dos bravos e estou agoniado, mas você estava muito mais agoniado do que eu...

O ser amigo é isso:
É estar junto nos momentos mais felizes, celebrando, festejando, empurrando para frente.
É, como ser verdadeiro, chamar de lado e alertar para os perigos à vista, para os cuidados nos relacionamentos, por exemplo.
É retirar-se e permitir que o outro cresça, que vá em frente, mas sempre manter uma distância segura para as eventuais situações difíceis.
É, quando nos piores momentos, a tristeza, a solidão, as mágoas nos abatem, a gente olha ao redor e lá está ele, o amigo, de prontidão para agir, nos defender e nos colocar em pé.
É ser capaz de pequenos gestos de carinho, que ao longo da vida vai se consolidando numa grande e imprescindível amizade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário