segunda-feira, 13 de abril de 2015

EDUARDO GALEANO (1940-2015)



Escritor e Jornalista uruguaio, nascido em 03 de Setembro de 1940. Um dos mais importantes intelectuais de esquerda da América Latina; autor do emblemático livro “As veias abertas da América Latina”, de leitura obrigatória para quem deseja conhecer melhor a história do nosso continente.

Faleceu ontem, 13∕04∕2015, derrotado na luta contra o câncer de pulmão. É autor de mais 40 livros.

Algumas de suas frases, que refletem suas idéias:

“A utopia está no horizonte . Aproximo-me dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Para isso: paa que eu não deixe de caminhar”.

“A ciência diz: o corpo é uma máquina. A igreja diz: o corpo é uma culpa. A publicidade diz: o corpo é um negócio. O corpo diz: eu sou uma festa!”

“Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos”.

“Na luta do bem contra o mal é sempre o povo que morre”.

“Quando as palavras não são tão dignas quanto o silêncio, é melhor caçar e esperar”.

“Vivemos em plena cultura da aparência: o contrato de casamento importa mais que o amor; o funeral mais que o morto; as roupas mais do que o corpo e a missa mais do que Deus”.

“A memória guardará o que valer a pena. A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece ser salvo.

“O que são as pessoas de carne e osso? Para os mais notórios economistas, números. Para os mais poderosos banqueiros, devedores. Para os mais influentes tecnocratas, incômodos. E paa os mais exitosos políticos, votos”.

“A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la”.

“A pobreza antes era considerada obra de injustiça. O mundo moderno considera pobreza incapacidade”.

“Tenho saudades de um país que ainda não existe no mapa”.
“A história é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo que foi, e contra o que foi, anuncia o que será”.

“A beleza é bela quando pode ser vendida. A justiça é justa quando pode ser comprada”.



Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário