terça-feira, 13 de setembro de 2016

O PODER DO EXEMPLO


“...O exemplo arrasta!” Frase mais que conhecida. Talvez mais conhecida do que praticada. Assim é o exemplo, uma grande força, talvez a única, capaz de mudar pessoas, sociedades, o mundo enfim.

O exemplo está na base da ética e da moral. De nada valem os discursos, os sermões, os gritos, as ordens, as leis autoritárias, se para sustentação disso tudo não está o exemplo.

O exemplo é o fundamento da educação. Uma aula expositiva tem sua importância e o seu lugar no processo pedagógico. A mesma importância tem o “fazer” e o “construir” no como o outro lado do processo pedagógico. Mas qualquer processo pedagógico é vazio sem o exemplo (ou os exemplos) dos professores, dos funcionários, dos coordenadores, da equipe de direção. O exemplo de conduta, de ética, de caráter, de coerência entre fé e vida que arrasta e torna inequívocos os ensinamentos e os aprendizados.

O exemplo é o fundamento da liderança. Nenhuma liderança, quer nas instituições, ONGs e no mundo corporativo, permanece, influencia, torna os liderados em seguidores para juntos atingirem as metas e os objetivos colimados, se não tiver do seu líder a humildade, o serviço e o e exemplo. O exemplo de coerência, de ética e de respeito aos valores humanos, que arrasta!

O exemplo é o fundamento da relação familiar... No relacionamento conjugal em que a fidelidade deve acontecer especialmente quando se está distante (pois juntos é mais fácil)... A família moderna exige comportamentos modernos, sem jamais comprometer valores históricos que sustentam a integridade da família, como o respeito, a ética, a liberdade, o amor pleno e, essencialmente, o exemplo de boa conduta. Porém, fundamental mesmo é a relação entre pais e filhos. Falar muito e agir muito mais. Mais do que nunca os exemplos dos pais são a base da formação moral e ética dos filhos.

Os filhos se mantêm atentos aos menores gestos dos pais. Comparam diuturnamente as falas e as atitudes para cobrarem mais tarde, ou absorverem as dúvidas e esse processo lhes fará muito mal ao longo da vida, transformando-os em carentes, infantilizados ou imaturos. Culpa da incoerência entre fé (no que acreditam) e vida (a prática) dos pais. Os exemplos arrastam e se tornam indeléveis (para a vida toda).

O exemplo é o fundamento da autoridade. Jesus Cristo tornou-se o grande líder da humanidade, o maior da história, simplesmente porque primeiro fez para depois orientar os discípulos e seguidores a fazê-los. Assim fizeram os demais grandes líderes da  História. E assim deve ser nos grandes momentos, nas grandes decisões, mas também nos pequenos momentos e pequenas decisões do cotidiano.


Pois é no dia a dia, amiúde, que os exemplos também são necessários e se tornam a base de um relacionamento social ético e saudável. Coerência  entre fé e vida.


Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário