domingo, 24 de maio de 2015

SOLIDÃO, A MÁ CONSELHEIRA...



A sol9dão é uma má conselheira. Faz sofrer... Causa angústia... Para o solitário o tempo não passa... Os dias são longos... As noites intermináveis... Mais solidão, mais sofrimento... Mais sofrimento mais solidão... Estresse... Depressão... Triste fim... Depressão, circulo vicioso...

Sim, a solidão pode ser um bem, quando é um tempo para se recuperar de períodos de intensas atividades, ou de conflitos, ou de doenças...

Mas a solidão dói... Principalmente quando seu principal aliado não está presente: a fé.

Quem tem fé não corre o risco de sofrer com a solidão. Fé religiosa, é fundamental. Crer no Deus Criador, na sua doutrina, na sua presença na história da humanidade e das pessoas. Crer na sua tradição e dos personagens que levaram suas crenças até as últimas conseqüências. No caso da religião católica, os santos.

Dá pra imaginar solitárias pessoas como Tereza de Calcutá, Teresa de Lisieux (Terezinha de Jesus), Vicente de Paulo, tantos outros?

Se a fé religiosa (madura) é fundamental, essencial é a fé na vida. A maior fonte de fé é o sol que todos os dias dá o seu espetáculo independentemente se há platéia ou não. E mais, a todo instante ele está brilhando algum lugar do planeta... Raras vezes ele é aplaudido ou reconhecido.

O sol brilha, natureza pulsa, a vida está presente... E o solitário recolhido! Que coisa! É preciso desenvolver a capacidade de acreditar... É lógico, natural, claro e cristalino, que essa crença tem de ser parcimoniosa, cuidadosa, com critérios, de forma madura, sem excessos.

Acreditar nos amigos sabiamente escolhidos... Acreditar na pessoa certa para o convívio conjugal... Confiar nos líderes de suas equipes... Confiar assim é fazer a parte que lhe cabe no processo da convivência.

A pessoa confiante sai à rua, tem o sorriso no rosto, é fonte de luz para as demais pessoas. Tem amor para oferecer... E logo percebe que o amor é maravilhoso, pois quanto mais dividido mais se multiplica, sendo a grande beneficiaria aquela que primeiro ama.

Como uma pessoa assim pode ser solitária?

Quem ama é confiante, antes de tudo em si mesma... Ninguém dá o que não tem... Portanto, a pessoa solitária é vazia de si mesma... Assim, o primeiro passo para vencer a solidão é encher-se de valores humanos, de religiosidade, de alegria, de fé na vida. A começar por acolher o sol nas primeiras horas do dia e fazer companhia aos pássaros que voam alegremente e das pessoas que saem “confiantes” para o trabalho, para as caminhadas, para rezarem, enfim...

É bom lembrar que assim que os primeiros raios de sol começam a iluminar os picos das montanhas as águias levantam vôo, ganham as alturas, louvam o criador e só depois se voltam para o chão em busca de comida.

As águias acreditam e não se sentem solitárias...



Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário