quinta-feira, 3 de julho de 2014

ROTINA E MONOTONIA


As pessoas podem fazer sempre as mesmas coisas todos os dias... Seguir os mesmos caminhos, encontrar as mesmas pessoas, conviver com o amor de sua vida por anos e anos e terminarem seus dias juntos, e jamais fazer dessa rotina uma monotonia, uma vida sem graça.

A vida, por natureza tem o seu movimento, sua imprevisibilidade. Portanto, é possível, sim (e necessário), exercitar a criatividade para que o perigo do desânimo não ameace a sua felicidade.

É verdade... A felicidade é o antídoto número um para combater a monotonia da vida.

A monotonia é um terrível veneno que prejudica a vida de todas as pessoas. O bebê dorme porque não “suporta” aquela cantiga monótona de sua mãe ou de sua babá (que, aliás, dá graças a Deus quando isso acontece)... O Professor que dá uma aula monótona faz seus alunos dormirem ou dispersarem sua atenção... A monotonia é perigo para quem dirige em longas distâncias... Uma música chata, monótona, não a ninguém agrada... Uma conversa repetitiva, inacabável, é uma chatice sem tamanho.

Um relacionamento a dois que é monótono, sem conversas animadas, sem alegria, sem surpresas corre um sério risco de ser rompido, pois nenhum ser humano suporta a monotonia por muito tempo.

A rotina é uma fonte de monotonia. Mas ela precisa ser trabalhada. É impossível fugir da rotina, especialmente para quem trabalha e estuda. E o segredo está exatamente aí: transformar a rotina  em fonte de alegria e felicidade.

Não dá pra fugir da rotina? Então vamos transformá-la!

Quanto ao bebê, não tem jeito, vai ter que continuar ouvindo aquela “musiquinha”, que só mesmo dormindo para se livrar dela.  O professor passa a ser criativo (não palhaços, como querem os pedagogos de aquário). Suas aulas passam a ser mais ilustradas, com histórias paralelas que reforçam o aprendizado. Os motoristas se preparam para longas viagens, levando companhias ou ouvindo músicas mais agitadas ou parando de tempos em tempos para descansarem. As músicas chatas, de má qualidade, devem ser colocadas nos seus devidos lugares. Aquelas pessoas repetitivas, sem assuntos construtivos, automaticamente vão ficando de lado. E os relacionamentos monótonos, quando não acabam, precisam ser revitalizados pela criatividade. Um casal feliz se surpreende mutuamente. Sentem-se bem e realizados por estar um ao lado do outro. Conversa muito e com isso melhora em muito a rotina e combate a monotonia.

Rotina e monotonia pode ser a mesma coisa. Para os atentos e criativos, não!



Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário