segunda-feira, 18 de maio de 2015

AH! MEU PAIS...


Ah! Meu país...
Hoje acordei com o espírito cívico aguçado... Esse espírito estava adormecido em mim desde os tempos escolares... E lá se vão  algumas décadas. Não é saudosismo não!

Ah! Meu país...
Parece estranho falar dessas coisas justamente agora que parece que civismo é algo retrógrado, ultrapassado, fora de moda... Mas acho que não é, não...

Ah! Meu país...
Como você está mal cuidado! Despedaçado! Destruído! Quanta corrupção! Quanto desperdício!

Ah! Meu país...
Vejo os professores nas ruas, tentando reivindicar coisas melhores para a educação... Que menosprezo para com essas pessoas tão importantes para a formação do cidadão, do ser humano, da consciência política...

Ah! Meu país...
Pobre país da ética relativa... Da ética dos “bons” em detrimento da ética natural e aplicável a todos indistintamente, ricos e pobres...

Ah! Meu pais...
Consciência política é algo que você não quer que o povo tenha, não é mesmo? Coisa feia, meu país... É com consciência política que o país cresce, avança e cuida de seu povo...

Ah! Meu país...
Desde algum tempo o povo estava melhorando, tinha algum dinheiro para comprar o básico e se dizia que a pobreza estava radicada... Parece que é tudo mentida, meu país! Hoje se fala que o país está quebrado, justamente devido àqueles benefícios... então foi tudo enganação?

Ah! Meu pais...
Pobre país... Pleno de políticos ricos, empresários poderosos que usurpam na surdina a sua riqueza... Isso enquanto o povo se diverte e se distrai com TV, futebol, carnaval, violência e notícias sensacionalistas...

Ah! Meu pais...
Pobre país... De tecnologia avançada, de ingernet de primeiro mundo, mas de justiça medieval que é motivo de escárnio pelos grandes criminosos, que têm a certeza da impunidade, enquanto famílias choram a perda de entes queridos, trabalhadores que lutam muito para sustentá-las.

Ah! Meu pais...
Pobres mulheres de meu país... Ainda que seus direitos existam,  Ada vez mais violentadas e mortas pelo machismo cada vez mais forte e latente. É fala de educação mesmo!

Ah! Meu país...
Suas crianças têm escola, sim... Mas simplesmente passam de ano sem nada aprender... O que será dessas crianças, meu país? De celulares nas mãos, graças ao “bolsa família” e presenças, apenas presenças em sala de aula? O que será? Simples marionetes nas mãos das elites que continuarão no poder... Por quanto tempo?

Ah! Meu país...
Que saudade do meu país que ainda não conheci... Devo recolher meu espírito cívico?



Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário