quarta-feira, 17 de junho de 2015

ALFABETIZAR ADULTOS


Será que vale a pena alfabetizar adultos?

Seguem depoimentos de um professor:

Depoimento 1

“Senhora trabalhava numa farmácia como faxineira... Observando o trabalho dos balconistas interessou-se pelas vendas de medicamentos. Um dia procurou o gerente para saber das condições para ser promovida a vendedora.  Indagada de seus estudos, o gerente lhe informou que  só pensaria no assunto se tivesse ao menos o segundo grau completo. Do contrário nada feito. O que ela fez? Voltou para a escola, fez a suplência ou a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Assim que concluiu o ciclo que precisava, passou a vendedora e estava muito feliz. Valeu a pena enfrentar o constrangimento de sentar numa cadeira escolar ao lado de pessoas bem novas que ela. Não se arrependeu”.

Depoimento 2

Algo semelhante aconteceu com outra senhora. Da mesma maneira, ela era faxineira numa farmácia de manipulação. Fez o curso da EJA e logo em seguida passou a auxiliar de manipuladora... E também muito feliz”.

Depoimento 3

“Encontrei-me com uma terceira senhora tempos após sua passagem pela EJA. A primeira fala dela foi contar que pela primeira vez em sua vida estava trabalhando com registro em carteira, graças ao seu certificado de conclusão do Ensino Médio”.

Depoimento 4

“Sempre no inicio do ano letivo eu procurava incentivar os alunos do EJA,  de várias maneiras, principalmente mostrando a eles frases motivacionais., como esta atribuída a Chico Science: ‘Um passo á frente e você não ES tá mais no mesmo lugar’.

No final do ciclo uma aluna me procurou apenas para me agradecer e dizer com voz embargada: ‘Professor, obrigada por tudo. Saiba que eu já não estou mais no mesmo lugar’”.

Depoimento 5

Há restrições, prós e contras ao ensino ou alfabetização de jovens e adultos. Sou totalmente favorável, não só pelos depoimentos apresentados, como por outros resultados e significados. A melhora da autoestima e evidente, bem como a inclusão social. A questão do emprego é relativa. Muitos estudam por exigências dos empregadores. Outros fazem o EJA por comodismo, pois são maus alunos no ensino regular, param e depois, quando atingem a idade exigida voltam com o mesmo espírito de antes. Isso é um problema e desmotiva aqueles alunos sérios.

Porém, no frigir dos ovos, alfabetizar adultos vale a pena, sim”.

Depoimentos do Professor de História José Gonçalves dos Santos.

Está dito...


Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário