quarta-feira, 3 de junho de 2015

CATIVAR E CULTIVAR


O título faz lembrar interessante dueto. Há tantos por aí... Cativar e cultivar ou cativar para cultivar...

A origem da palavra “cativar” é interessante, pois lembra as ações de escravização. Ela vem do latim Captare, que também significa agarrar, pegar, tomar. O seu uso ao longo da sua evolução histórica transformou esses significados, relacionando-os com o sentimento, daí surgindo o seu significado atual que é “criar laços”.

Cativar, é uma ação racional, uma postura consciente de encantamento visando despertar em outras pessoas a aproximação e admiração de outras pessoas.  Cativar, portanto, é conquistar pessoas via sentimento, via coração... Conquistar é uma coisa, fazer perene essa conquista é outra.

É outra coisa manter essa admiração despertada, os vínculos, os laços, pelo resto da vida. Sim, a palavra é manutenção (em níveis elevados)... Por isso a necessidade, do cultivo, do cuidado, da proteção.

Cultivar vem do latim colere, que significa cuidar de plantas... Com o tempo foram agregados a ela o sentido de “cultivar” a mente, os conhecimentos, o gosto pela leitura, pela arte pela boa educação, pela preservação de amizades e de amores conquistados.

As sementes uma vez plantadas necessitam de cuidados, de cultivo: regar, adubar, podar, prevenir pragas e doenças. Algumas se estabilizam, crescem, produzem mercê suas próprias forças. As crianças, desde a concepção é a maturidade biológica, necessitam de cuidados, do leite materno, das vacinas, da orientação, da proteção. Algumas seguem firmes  no seu processo natural de crescimento e amadurecimento biológico e emocional... Amadurecem... Outras, por “n” razões permanecem infantilizadas e patinam na vida...

Assim são os relacionamentos. Pessoas são cativadas... Umas criam laços afetivos permanentes. Transformam-se em grandes amigas... Cuidam-se mutuamente, respeitam-se, cultivam-se. O encantamento inicial nunca diminui... Em contrário, consolidam-se.

Outras, não evoluem, pois imaturas (ou infantilizadas, carentes) enveredam pelo caminho da posse. Cativar, para elas, é subjugar, escravizar... Não cuidam, não cultivam, não respeitam as identidades... O encantamento reflui e como plantas não regadas, morrem no esquecimento...

Pessoas tristes, infelizes, solitárias, trazem no seu âmago, a incapacidade de cativar e, menos ainda, de cultivar...



Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário