quinta-feira, 13 de março de 2014

SOMBRAS


A sombra é gerada quando um corpo opaco, isto é, que impede a passagem da luz interpõe-se à essa luz, projetado no sentido oposto a sua silhueta.

Muito se comenta sobre as sombras.

Há os que as temem. Muitos as relacionam com o sofrimento e a morte (...O vale das sombras!). Sim, aspectos negativos podem ser relacionados às sombras, senão vejamos: escuridão, trevas, fantasmas, períodos tristes da vida, mistérios no falar, no agir, no olhar... E as superstições então?

Muitos vivem nas sombras da ignorância... Uns por não terem tido a oportunidade de aprender a ler e a escrever. Outros ainda adotam a ignorância como regra de vida. Estes também vivem nas sombras. Nem dá para alertá-los, pois sua postura causa repugnância!

Para Jung, contemporâneo de Freud, a sombra exerce no inconsciente, a função de guardar sentimentos que serão manifestados ou ocultados, mas que condicionam o agir da pessoa e a ajuda a se aperfeiçoar como ser humano.

Portanto, as sombras nem sempre são negativas. Em conjunto com a luz produz arte. Feliz do artista que sabe trabalhar luz e sombra num quadro, numa fotografia. Há quem ame fotos em preto e branco, que nada mais são que uma composição de luz e sombra.

Todo camponês ama descansar à sombra de uma árvore após horas de trabalho pesado. Toda criança adora brincar à sombra num parque natural. E há pessoas que necessitam da sombra, do lusco-fusco, da noite, do silêncio, para meditar, pensar em seus poemas, em seus romances, viajar enfim pelos meandros da imaginação.

Porém, como vivemos uma dualidade constante, não existe sombra sem luz. Depois da sombra da noite vem a luz do dia. A sombra da tristeza se instala quando a luz da alegria se esvai. A vida nas sombras, seja ela de qualquer origem, sempre carrega consigo o potencial da luz, da alegria, da felicidade. Esse potencial é intrínseco no ser humano, basta que ele busque, lute para mudar a sua vida.

O espírito esclarecido, consciente da dualidade e da auteridade da vida, não teme as sombras, pois sabe que do outro lado está sempre uma fonte de luz. 


Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário