quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A ESCALADA PARA O SUCESSO


Hoje, mais do que nunca, procura-se o sucesso a qualquer custo. Assim o exige o Capitalismo Consumista. É a questão do “ter” mais importante do que “ser”, que inocula no consciente coletivo a idéia de que quem “nada tem”, “nada é”. Não pode ir aos Shoppings, aos calçadões, aos mercados. Infelizmente essa é uma realidade que assume características de crueldade.

Não deveria ser assim. É muito mais importante “ser” para depois ‘ter”.

O sucesso não vem aos trancos e barrancos. Pode-se imaginar regras gerais para as estratégias de caminhada rumo.  Dessas estratégias não escapam o estudo, o foco, a descoberta da vocação certa, trabalho, muito trabalho, renúncias, sacrifícios e, principalmente, não se deixar dominar pela onda consumista, como se o mundo fosse acabar na manhã seguinte.

A terra vai acabar um dia, sim. Mas só daqui a muitos bilhões de anos, quando o sol se transformar numa estrela anã (muitas já morreram assim, dizem os astrônomos). Corre-se o risco de a terra ser morta antes, sufocada pelas mãos de seus habitantes humanos, não os bichos.

Não se tem a chave do sucesso. Tem-se, sim, a chave do fracasso: agradar a todos”, dizem alguns. Nem Jesus Cristo, o maior de todos os homens, conseguiu essa proeza.

Muito menos se consegue agradar aquelas pessoas que apenas vivem para condenar, criticar e distorcer, especialmente aqueles que sentados em seus fracassos, não admitem alguém com mais sucesso e realização pessoal e profissional.

Há pessoas que trazem em si o germe da negatividade. A sua presença azeda qualquer ambiente, e detona até pés de pimenta. Porém, não merecem pré-julgamentos. Antes de tudo são humanos e sujeitos a falhas e precisam compreensão e de ajuda.

Quanto ao sucesso, resta a escalada solitária. Ou, na pior das hipóteses, contar com as pessoas certas, escolhidas a dedo. Serão as conselheiras, aquelas que corrigirão os rumos e que segurarão as pontas nos momentos das inevitáveis crises existenciais inerentes à vida.

Não se pode agradar a todos, porém ninguém deve ser desprezado. Simplesmente as pessoas devem ser colocadas no seu devido lugar. Respeito, ética, compreensão, consideração na medida certa, são atitudes que podem agregar força para a escalada.

Dar de ombros às pessoas negativas e às ondas de negatividade que elas geram e acolher o otimismo, o incentivo, a alegria de viver, a amizade verdadeira, também agregam valor à vida e fortalecem a escalada.

No mais, que o sucesso chegue...  E o mais rápido possível!



Imagem: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário