quarta-feira, 17 de setembro de 2014

OSTENTAÇÃO...


Para quê? Para quem?

A palavra ostentação vem do latim “ostentatio”, que na sua origem significa exibição vã ou inútil de alguma coisa ligada à sua pessoa, ao seu “ego”.

Hoje em dia, ostentar significa exibir coisas, bens, qualidades, de forma presunçosa ou orgulhosa ou na tentativa de chamar a atenção para si próprio.

Então, ostentar é mostrar que tem. Para quem? Para que todos o percebam, inclusive os bandidos.

O noticiário da mídia televisiva, escrita ou radiofônica, está recheado de notícias a respeito dos assaltos, dos arrastões, dos roubos, enfim, nos quais os objetivos são a busca exatamente dos objetos ostentados pelas pessoas, principalmente os celulares. Mas não esquecem dos relógios, dos colares, das jóias.

Na mira dos bandidos estão também os carros, as motos e tudo o mais. Para conferir, basta atenção ao noticiário.

Não dá mais para ostentar. É expor vida, correr riscos desnecessários.

Para isso é necessário controlar os impulsos do ego, a vontade de se aparecer, de chamar atenção, o implica em repensar a vida e buscar os meios naturais e mais simples de conviver socialmente. Implica, também, em refrear o instinto consumista, insuflado pelo marketing, pela música, especialmente aquelas que tocam a juventude (funk ostentação, por exemplo), Nada contra a música, mas o cuidado em deixar-se influenciar por ela.

Entre os objetos de ostentação, atualmente, estão os aparelhos celulares, os iphones, os ipads, os tablets. Agora, por exemplo, um novo aparelho desse tipo está sendo anunciado e a notícia que circulou no dia 15 de Setembro, anteontem, deu conta de que 6 milhões de aparelhos já estão vendidos no Brasil, antes mesmo de chegarem às lojas.  Festa para os bandidos.

O uso desses equipamentos deve ser feito com muito cuidado. Não ostentá-los. As pessoas prudentes usam nas ruas aqueles equipamentos mais simples, suficientes para ligar e receber ligações. Os equipamentos mais sofisticados, mais caros, mais bonitos, devem ser usados em casa, longe da vista das pessoas. É uma questão de segurança, de vida e de morte.

Chamar a atenção, tornar-se o centro das relações, se consegue por outros caminhos: simpatia, empatia, alegria, gestos de cortesia, de generosidade, simplicidade, solidariedade, aspectos que nada tem a ver com a ostentação



Imagem: Google.

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